domingo, 16 de maio de 2021

Livro infantil "Sebastião Encantado" é entregue em escolas da rede privada em Bonito

Na última quarta-feira, 12, foram entregues nas escolas privadas de nosso munícipio exemplares do livro infantil “Sebastião Encantado”. O livro é de autoria do artista plástico bonitense Marcelo Julio que também ilustrou a obra. Cada unidade escolar recebeu 20 exemplares para trabalhar de forma lúdica em sala de aula a história do sebastianismo da Serra do Rodeador em 1820.

O artista Marcelinho, como é conhecido, se mostrou muito contente em poder levar gratuitamente livros para que os alunos possam ter contato com sua história local. O desejo de escrever uma obra infantil sobre a comunidade do Rodeador é antiga. Em outubro de 2020 o livro foi lançado em edição reduzida para vendas durante uma exposição que fazia memória aos 200 anos do massacre do Rodeador.

A obra, segundo Marcelinho, não aborda o drama do massacre do Rodeador. Ele busca apresentar o arraial e a história do rei dom Sebastião de outra forma. O livro, escrito em 11 estrofes de versos simples rimados, narra a história de Joana, uma criança do arraial do Rodeador que via o mundo com olhos da fantasia. Cada estrofe é acompanhada de uma figura. “Eu quero que as crianças leiam e interpretem o universo infantil que criei e que o transforme”, afirmou o autor e ilustrador.

O livro, apesar de destinado ao público infantil, também pode ser aproveitado pelo público adulto. A apresentação escrita pelo pesquisador e professor do Programa de Pós-Graduação em História da UNICAP, Flávio Cabral, mostra a importância que essa obra significa num movimento de valorização da cultura e da história local. Sobretudo pela importância que a história da comunidade do Rodeador possui.

A obra possui prefácio do professor da Universidade Federal de Ouro Preto, Lindoberg Campos. Ele
também dirige o Rodeador Cultural, responsável pela publicação da obra. “Agora são 1200 exemplares impressos, e todos eles serão distribuídos gratuitamente para população, sendo entregue prioritariamente nas escolas públicas e privadas”, afirmou Lindoberg na ocasião.

A publicação é fruto de aprovação de projeto junto à Lei Federal de Incentivo à Cultura (Lei Rouanet) e contou com patrocínio da Rede Pita de Supermercados, do empresário Marcos de Pita. Na ocasião o empresário se mostrou satisfeito ao destinar parte do seu Imposto de Renda para um projeto que valoriza e promove a cultura local. “É gratificante ver que nosso imposto pode ser aplicado em benefício da comunidade local”, afirmou Marcos ao entregar os livros nas escolas privadas.

Lindoberg Campos, coordenador do projeto, falou da importância de ter um projeto como esse sendo executado. “Esse é um projeto que depende da participação ativa da sociedade. O governo federal aprova o projeto, nós apresentamos ao contribuinte Pessoa Física ou Jurídica para repassar parte do imposto de renda, e o poder público abre o espaço para oferecermos as contrapartidas sociais. Toda comunidade ganha e os recursos são aplicados em benefício da população e ainda faz o dinheiro circular aqui, já que boa parte do projeto é executado na cidade”, afirmou o diretor do Rodeador Cultural.

As contrapartidas sociais a que se refere são cursos de formação com professores da rede pública e privada para melhor trabalhar o livro em sala de aula e mais uma oficina pedagógica de pintura oferecida a 210 alunos da rede pública.

Para os professores da rede privada interessados em participar da palestra de formação, basta acessa o zoom no dia 18 de maio, às 15h, ID 852 1262 8462. Não requer inscrição prévia, será fornecido certificado de participação.

O projeto é uma iniciativa do Rodeador Cultural, por meio da Lei de Incentivo à Cultura, patrocínio de Pita Supermercados e apoio da Secretaria Municipal de Educação e Cultura da Prefeitura de Bonito.


Foto 1: Entrega dos livros no Centro Educacional Paulo Freire

Foto 2: Entrega dos livros no Colégio Interativo

Foto 3: Entrega dos livros na Escola FJS

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Para acessar postagens mais antigas clique aqui

Para acessar postagens mais antigas clique aqui