terça-feira, 8 de dezembro de 2020

Coluna ZooPet - Gestação de cadelas e gatas: Cuidados básicos - Por Dr. Rodolfo Godoy


A maternidade é uma experiência singular não só para mulheres como também para as mamães pets. Mas os cuidados com a saúde da mãe e dos filhotes exigem atenção antes, durante e depois da gravidez. De acordo Ana Flávia Gonçalves e Letícia Parente, do Hospital Veterinário de Taguatinga (HVT). Alerta que é necessário que o animal esteja com a saúde em dia para a gestação. A fêmea e o macho não podem ter doenças infectocontagiosas e hereditárias. O parceiro deve ser de tamanho adequado ao da fêmea para evitar o desenvolvimento de fetos muito grandes. Além disso, o acasalamento costuma ser mais fácil quando os pets já se conhecem.

Os primeiros sinais de prenhez em cadelas e gatas incluem alterações nos mamilos, que ficam mais rosados e inchados, e mudanças no comportamento. ;As mamães se tornam mais quietas, buscam lugares mais quentinhos. Logo a barriga já começa a aumentar de tamanho, como nas mulheres .

A gravidez de cadelas e gatas é um período bastante delicado e exige uma série de precauções. A saúde dos filhotes começa com o cuidado que o tutor deve ter com o seu animalzinho. É preciso ter certeza de que a fêmea está realmente prenha, porque os animais também têm gravidez psicológica e adotam o mesmo comportamento de cadelas e gatas gestantes.

O diagnóstico deve ser feito pelo veterinário por meio de ultrassom, a partir dos 25 dias, ou por raio X, após 45 dias. Para descobrir o número de filhotes, o exame mais indicado é o raio X. A gestação saudável de uma cachorra dura, em média, de 57 a 63 dias, e das gatas, de 60 a 64 dias. Fique atento aos cuidados para manter a saúde da mãe e dos filhotes.

Embora as orientações sejam diferentes de acordo com o estado geral de cada pet, de maneira geral, alguns cuidados são extremamente essencial, como:

• Ofereça somente alimentos de qualidade super premium, seguindo sempre as recomendações do veterinário de quantidade e frequência em cada fase;
• Mantenha a carteirinha de vacinação atualizada;
• Garanta um ambiente confortável e livre de estresse para ela;
• Diminua o ritmo da caminhada durante os passeios,
• Mantenha sua amiga hidratada, oferecendo água fresca.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Para acessar postagens mais antigas clique aqui

Para acessar postagens mais antigas clique aqui