quarta-feira, 11 de novembro de 2020

Bonito de luto: Morre o ex-prefeito Valdomiro de Souza Lima

Bonito amanheceu de luto com o falecimento de Valdomiro de Souza Lima, considerado uma das maiores lideranças políticas de Bonito e região. Valdomiro morreu em seu apartamento, na capital pernambucana no início da manha desta quarta, dia 11.

Valdomiro de Souza Lima

Valdomiro de Souza Lima nasceu em 1939, em Riacho Seco, zona rural de Bonito. Desde cedo acompanhou de perto a política, ao lado do pai, o fazendeiro José Cabral de Souza Viana (Zuzu Viana), homem de muita influencia na época, que viva em contato direto com lideranças políticas da região.


Valdomiro pegou gosto pela coisa, até que em 1959, se tornou um dos vereadores mais jovem a assumir uma cadeira na Câmara municipal. Na época ficou 10 anos na Câmara, sendo reeleito para o segundo mandato em 1969, quando assumiu a presidência da Casa para o biênio 69/70. 

Deixou Câmara em 73, quando se candidatou a prefeito da cidade e foi eleito para um mandato de 4 anos. Voltou a ser eleito novamente em 82, numa campanha histórica contra o candidato das Indústrias Alimentícias Maguary, Dr. Xisto Zeno Valones.

Mostrou a força política que ele tinha na época elegendo sua esposa, Maria Lúcia Heráclio de Souza Lima, deputada estadual, se tornando a primeira deputada constituinte do Estado de Pernambuco. Em 1988, indicou e elegeu o primo, José Laércio Viana de Queiroz que venceu a eleição contra o empresário Massilon Pessoa Cavalcante.

Em 1992, deu uma pausa na sua trajetória vitoriosa, quando voltou a encabeçar a chapa do PMDB, tendo sua esposa, Lúcia Heráclio como vice, perdeu a eleição para o candidato da oposição na época, José Pinheiro de Andrade.

Voltou a vencer as eleições em 1996, elegendo Maria Lúcia Heráclio de Souza Lima a primeira prefeita da história de Bonito. Em 2000 partiu para uma reeleição histórica, tendo como adversário o próprio primo que ajudara a eleger em 88, Laércio Queiroz, que venceu o pleito colocando mais uma pausa na história política do primo e de sua esposa.

Não desistindo da política, Valdomiro voltou a indicar Lúcia Heráclio para o pleito
de 2004, na disputa contra a reeleição do seu primo, Laércio Queiroz, e de um terceiro candidato, o empresário Ruy Barbosa. Desta vez, o "Burro Preto", como ficou conhecido na política bonitense, elegeu mais uma vez a sua esposa, derrotando os dois adversários, voltando ao comando do poder executivo municipal.

Em 2008, numa tentativa de reeleição de Maria Lúcia, Valdomiro saiu derrotado do pleito, perdendo a eleição para o empresário Ruy Barbosa, que na época conseguiu unir um grande grupo político de oposição. Começava então um período de jejum de Valdomiro, que perdera as últimas duas eleições tendo como candidato da família, o genro, Walter Maroja, que saiu derrotado em 2012 e 2016, perdendo as eleições para Ruy Barbosa e Gustavo Adolfo respectivamente. 

Dentre vitórias e derrotas, o que ficou na história, foi a força política que Valdomiro construiu nos seus 60 anos de vida pública. A verdade é que 90% dos eleitores mais velhos e os principais nomes da política bonitense passou pela liderança de Valdomiro de Souza Lima e seu grupo, que mostra a cada ano está batalha para tentar voltar a representar a população no executivo municipal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Para acessar postagens mais antigas clique aqui

Para acessar postagens mais antigas clique aqui
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...