segunda-feira, 23 de novembro de 2020

Após 16 anos, Bonito volta a ter 3 mulheres na Câmara Municipal

Cada vez mais o número de mulheres participantes na política em todo o pais vem aumentando entre um pleito e outro, mesmo assim, ainda é pequena quando se compara ao número de candidatos homens. Em Bonito, Agreste de Pernambuco, a primeira vez que uma mulher ocupou uma das cadeiras da Casa Leônidas Vila Nova foi em 1997, quando Márcia Coelho e Zoraide Diógenes foram eleitas vereadoras.

Quatro anos depois, a Câmara voltou a ter mulheres ocupando cadeiras na Casa, desta vez foram três, Márcia Coelho, que repetia o feito de quatro anos atrás, Julieta Pinheiro e Fátima de Devá. Aquela eleição ficou marcada, principalmente pelo fato das três ocuparem a mesa diretora.

De lá pra cá, a Câmara de Bonito ficou apenas um legislatura sem ter uma vereadora eleita, entre 2005 e 2008, nesse período a suplente Suzana Monteiro ocupou a cadeira deixada pelo vereador José Gênis Pereira, licenciado para ocupar a Secretaria de Governo. A partir daí, Bonito passou a ter sempre uma, ao menos, uma mulher ocupando uma vaga do poder legislativo.

Na atual legislatura, a suplente Andreza Pimentel ocupou a cadeira do vereador licenciado Paulinho de Devá, que ocupou a pasta do Turismo. Andreza ficou no cargo até abril deste ano. Nesse período, Andreza foi a líder do governo na Câmara de Vereadores.

A recordista é a vereadora recém reeleita, Julieta Pinheiro. Julieta vai para o seu quinto mandato legislativo e com a marca de ser a vereadora mais votada da história com 1691 votos no último pleito. Julieta terá a companhia de mais duas mulheres, a professora Anacléa Azevedo (Anacléa de Anacleante) e Maria das Graça Barbosa (Graça de Barra Azul), ambas eleitas pela oposição.

Julieta Pinheiro

Julieta Farias de Lira Pinheiro é professora da rede estadual de ensino. Casada com o ex-prefeito de Bonito, José Pinheiro de Andrade. Julieta foi eleita pela primeira vez em 2000. Em 2004 foi candidata a vice-prefeita na chapa com Ruy Barbosa, não obtendo êxito. Voltou a ser eleita vereadora em 2008 e está indo para o seu quinto mandato. Nas eleições deste ano Julieta Pinheiro foi a recordista de votos com 1691, ficando em primeiro lugar.

Graça de Barra Azul

Maria das Graça Barbosa, a popular Graça de Barra Azul. Graças foi candidata em 2012 e 2016, ficando na suplência em ambas as eleições. Agricultora, Graça sempre lutou por melhorias na sua comunidade, Barra Azul. Sempre foi vista como candidata forte da oposição, mantendo uma média de mais de 400 votos nas eleições disputadas. Graça de Barra Azul foi eleita no último dia 15 com 746 votos, sendo a segunda mais votada na majoritária de oposição em Bonito.

Anacléa de Anacleante

Anacléa Azevado de Lima, ou popularmente Anacléa de Anacleante. Professora da rede municipal de ensino, Anacléa é filha de um dos ex-funcionários mais antigos e queridos da prefeitura de Bonito, o popular Anacleante. Anacléa saiu candidata pela primeira vez este ano, sua luta por melhorias para os professores da rede municipal já é conhecida dentro do Sismub, agora, Anacléa usará seu mandato na Casa Leônidas Vila Nova para defender mais ainda a categoria dentro das prerrogativas de legisladora municipal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Para acessar postagens mais antigas clique aqui

Para acessar postagens mais antigas clique aqui