terça-feira, 11 de agosto de 2020

Um dos maiores eventos religiosos do Nordeste, Romaria do Frei Damião será realizada de modo Virtual em 2020

A Paróquia de São Joaquim da cidade de São Joaquim do Monte, Agreste do Estado, divulgou nesta terça-feira (11) que a edição 2020 da Romaria do Frei Damião, o Encontro dos Romeiros devotos do Frei Damião do Nordeste terá programação virtual em virtude da Pandemia do Novo Coronavírus.

Um ano que nos permite viver a fé em família e com mais intensidade de oração, é assim que a Paróquia de São Joaquim juntamente com a Diocese de Caruaru se preparam para o desafio de promover a 27ª Romaria de Frei Damião, que devido a COVID-19 acontecerá com número reduzido de fiéis nas celebrações. Em 2020, não haverá palco, aglomerações, e o gigantesco número de romeiros que anualmente visitam a cidade nos dias de festa em homenagem a Frei Damião.

Serão quatro dias de atividades e muita oração, sendo um tríduo e o grande dia no domingo. Todas as celebrações serão adaptadas, desde a Caminhada do Bote-Fé que será motorizada. De acordo com Antônio Oliveira, Coordenador da Pastoral da Comunicação; Facebook, Instagram e o canal de YouTube irão levar aos milhares de romeiros todas as informações e programação desta festa que não deixa de ser grandiosa, pois agora muito mais fiéis estarão ligados e conectados com a fé. Missas, procissões e demais eventos seguirão rigorosamente as recomendações da Diocese de Caruaru e dos governos municipal e Estadual.

Padre Isael Torres, coordenador da Romaria, ressalta que não seria justo deixar passar esse momento tão importante da comunidade católica. “Mesmo sem aquela bonita multidão que vemos todos os anos em São Joaquim, estaremos em sintonia através dos meios de comunicação social” louvando e agradecendo todas as graças alcançadas nesses dias difíceis que enfrentamos, explica o religioso.

O evento irá acontecer virtualmente de 3 à 6 de Setembro e a programação deve ser divulgada nos próximos dias nas redes sociais da Paróquia de São Joaquim.

A ROMARIA

O Encontro dos Romeiros Devotos do Frei Damião do Nordeste foi idealizado no ano de 1993 pelo então pároco da Paróquia de São Joaquim, Padre Pedro Antônio Filho, hoje administrador da Paróquia de Santo Amaro na cidade de Taquaritinga do Norte, ainda no Agreste contando com a participação do Frade Capuchinho. A morte do “Santo do Nordeste” em 1997 não desanimou os devotos que impulsionados por Padre Pedro seguiram se encontrando anualmente no final do mês de agosto para rememorar as antigas “missões".

O antigo Cruzeiro que abriga as pegadas em cimento do Frei Damião e Frei Fernando Rossi foi ampliado e abriga um grande monumento do Frade Capuchinho já considerado santo por seus devotos. O evento foi tomando grandes proporções e se transformou num dos maiores eventos religiosos de Pernambuco, com média de público flutuante de 200 mil pessoas (4 DIAS DE EVENTO), sendo 120 mil somente no “dia D”, o domingo da Romaria (ESTIMATIVA GERAL 2019). O evento também tem grande impacto econômico na cidade e municípios circunvizinhos, com importante aumento de demanda nos setores de hospedagem e alimentação, além de vendedores autônomos.

Em 2020, em virtude da Pandemia do Novo Coronavírus, causador da COVID-19, a 27ª Romaria do Frei Damião será apresentada através dos meios digitais de comunicação e emissoras da mídia tradicional, com programação adaptada ao formato de realização. Nos dias atuais o evento tem a coordenação geral do Padre Isael Torres, pároco da Paróquia de São Joaquim em parceria com a Diocese de Caruaru, na pessoa do Bispo Dom José Ruy.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Para acessar postagens mais antigas clique aqui

Para acessar postagens mais antigas clique aqui
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...