segunda-feira, 6 de julho de 2020

Pessoas: como gerenciar sua equipe e potencializar suas competências - Por Cleide Cabral

Uma boa gestão de pessoas pode ser a chave do sucesso para sua empresa. Manter os colaboradores motivados, engajados com as atividades e comprometidos, não é tarefa das mais fáceis, mas com empenho da gestão e liderança é possível transformar o capital humano das empresas em seu diferencial competitivo.

Quem se identifica com as seguintes afirmações?: - “Funcionário é tudo folgado”, “Na hora de receber o salário é bom, mas cumprir com suas obrigações...”, “Quando está procurando emprego topa fazer tudo, depois que entra muda” essas e outras frases é muito comum ouvir do empresário e por outro lado, também é comum ouvir as queixas do funcionário de que “todo trabalho é ruim”, “só querem sugar nosso sangue”, “somos apenas número”.

O trabalho sempre foi visto como algo massacrante e de exploração humana, principalmente a forma como se estruturavam nossas relações, posições de hierarquia social, segregação e, também, aspectos culturais.

“Martins (2008a, p. 3-4) diz: Inicialmente, o trabalho foi considerado na Bíblia como castigo. Adão teve de trabalhar para comer, em razão de ter comido a maçã proibida. A primeira forma de trabalho foi a escravidão, em que o escravo era considerado apenas uma coisa, não tendo qualquer direito, pois era propriedade do dominus. Na Grécia, Platão e Aristóteles entendiam que o trabalho tinha sentido pejorativo. Envolvia apenas a força física. A dignidade do homem consistia em participar dos negócios da cidade por meio da palavra. Os escravos faziam o trabalho duro, enquanto os outros poderiam ser livres.

Atualmente, esse conceito vem mudando, as pessoas hoje, trabalham para satisfazer também, seus desejos pessoais, desenvolver sua carreira, traçar sua trajetória ao longo da sua vida profissional e, não somente em troca de remuneração.

Por esse e outros motivos a Gestão de Pessoas é tão importante dentro de uma organização, o gestor precisa estar preparado, conhecer as técnicas e ferramentas adequadas para lidar com seus recursos humanos ou contratar um profissional qualificado para atuar nessa área.

A Gestão de Pessoas é uma área estratégica dentro de uma empresa, o processo se inicia desde o recrutamento, a seleção e a contratação do melhor candidato até o desligamento desse colaborador. O grande desafio do RH é reter esse talento (evitar sua saída), oferecendo condições para que desenvolva suas atividades com ferramentas adequadas, mantendo-o informado sobre mudanças na empresa, deixar claro a cultura organizacional, sua missão e valores, regras claras, objetivos e metas determinadas.

Uma empresa de sucesso é feita por pessoas de sucesso, portanto empresário, veja algumas dicas de como transformar seu colaborador em seu parceiro:

>>Mantenha seu pessoal informado, sobre as mudanças, sua missão, seus objetivos;
>>Identifique as necessidades de treinamento, caso precise. É melhor investir em treinamento do que demitir e repor seu quadro;
>>Reconheça os bons resultados. Quem não gosta de elogios
>>Seja transparente quanto à política salarial. Isso ajuda muito o colaborador a reconhecer seus pontos de melhoria e investir no seu desenvolvimento pessoal e profissional;
>>Não estabeleça metas inatingíveis, fora da realidade.

Assim como o cliente é fundamental para as empresas, o colaborador também é. Lembre-se que é ele quem atende o seu cliente, que produz o seu produto, que vende sua mercadoria.

A C&C Consultoria Empresarial visa contribuir com o desenvolvimento da sua empresa. Conte conosco! Mais informações (81) 9-9922-8033

Cleide Cabral C&C Consultoria Empresarial

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Para acessar postagens mais antigas clique aqui

Para acessar postagens mais antigas clique aqui
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...