segunda-feira, 29 de junho de 2020

O Alto do Paraguai

Foto: Coleção de Flávio José Gomes Cabral
O Alto do Paraguai era constituído por uma pequena inclinação do terreno onde um grande lajedo tomava conta de um caminho que dava acesso ao Bairro da Boa Vista. No rochedo foi erguida a Coluna de São Pedro (1900-1903) e, na década de 1920, durante a administração do prefeito Coronel Abdias Vilar, a cadeia pública da cidade (hoje, biblioteca pública).

O nome de Alto do Paraguai vem do fato de ali existir um posto de recrutamento de soldados para a Guerra do Paraguai. Deflagrado o conflito contra aquele país, em 1865, o governo imperial não dispunha de número de homens suficiente para lutar, então convocou a população masculina para se apresentar voluntariamente em defesa da pátria.

Aos “voluntários” eram asseguradas recompensas no final da guerra. Atendendo aos apelos, foi criado no Bonito o posto de recrutamento naquele alto. Do município, entraram para os anais da história da guerra o Coronel Joaquim Roberto Pereira. ferido em combate, que futuramente desempenharia as funções de Tabelião.

Coronel Joaquim Roberto Pereira

O Coronel Joaquim Roberto Pereira (1847-1937), se apresentou como voluntário na Guerra do Paraguai (1865-1870) sendo distinguido com a patente de 2º Sargento do corpo dos voluntários da pátria. Foi alvejado na perna durante a guerra.

Os feitos do Coronel foram reconhecidos pelo Governo Imperial que através do Decreto nº 1.501/1867 lhe concedeu pensão de 600 Réis condizentes pela sua patente e bravura.

Foto: Coleção de Flávio José Gomes Cabral

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Para acessar postagens mais antigas clique aqui

Para acessar postagens mais antigas clique aqui
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...