terça-feira, 30 de junho de 2020

Estudante cataloga mais de 50 espécies vegetais de afloramentos rochosos na região de Quilongá

A estudante do curso de Ciências Biológicas Licenciatura, na Faculdade Frassinetti Do Recife ( FAFIRE), Isaílda Ferreira da Silva, defendeu o seu Trabalho de Conclusão de Curso - TCC, usando os afloramentos rochosos na região de Quilongá, zona rural de Bonito.

Sob a orientação da professora Paula Regina Fortunato do Nascimento, Isaílda Ferreira apresentou como requisito para título de Lincencianda em Ciências Biológicas o trabalho de Conclusão de Curso intitulado Composição florística dos afloramentos rochosos situados no Sítio Quilongá, município de Bonito-PE.

A ideia de realização desse trabalho surgiu com a professora Paula Regina afim de realizar um levantamento taxonômico das espécies que habitam o afloramento rochoso com o objetivo de conhecer a flora existente e assim preservar as espécies vegetais encontradas. O trabalho foi apresentado por meio da plataforma digital Google Meet, e contou com a participação do coordenador do curso Franklin Magliano, professores da instituição, colegas, amigos e familiares.

A pesquisa resultou na identificação de mais de 50 espécies vegetais que vivem no afloramento e em seu entorno. Algumas das espécies encontradas foram: Melocactus Zehntneri (Britton & Rose) Luetzelb; Lamium Album L; Crotalaria Incana L; Jatrofa Molissima (Pohl) Baill; Epidendrum Fulgens Brong; Encholirium Spectabile; Bromelia Karatas L. Echinopsis Spachiana (Lem.)Friedrich & G.D.Rowley; Centrademia Inaequilateralis (Schltdl.& Cham) G.Don.

O trabalho foi aprovado e a flora bonitense foi então demonstrada com comentários bastante positivos, revelando assim a grande riqueza e diversidade vegetal que o município possui ressaltando a importância do trabalho de Isaída.

Quilongá

Quilongá é uma comunidade rural que fica na região de Viração, Imbiribeira e Maxixe. É um região rochosa que fica na parte Agreste de Bonito.









11 comentários:

  1. Ficou um belo trabalho. Parabéns a você Isailda e a sua orientadora. Fotos belíssimas. Você vai longe amiga !

    ResponderExcluir
  2. Que orgulho de minha amiga! Pesquisa super importante!
    Parabéns pela matéria.

    ResponderExcluir
  3. Obrigada Wagner pela ótima matéria.

    ResponderExcluir
  4. Parabéns Isailda ! Espero que assim como eu , outros bonitenses estejam orgulhosos e sintam-se lisonjeados por esse trabalho magnífico que acrescentou ainda mais para as belezas de nossa cidade, e para as espécies que aqui temos . Anseio que alguém reconheça o trabalho maravilhoso dessa jovem e para que sejam possibilitados recursos para que mais pesquisas como está sejam realizadas , e que este trabalho desta seja fruto de tantos outros , então que possam reconhecer esse material , e que essa jovem possa ter uma oportunidade a altura de sua pesquisa .

    ResponderExcluir
  5. Parabéns Isailda ! Espero que assim como eu , outros bonitenses estejam orgulhosos e sintam-se lisonjeados por esse trabalho magnífico que acrescentou ainda mais para as belezas de nossa cidade, e para as espécies que aqui temos . Anseio que alguém reconheça o trabalho maravilhoso dessa jovem e para que sejam possibilitados recursos para que mais pesquisas como está sejam realizadas , e que este trabalho desta seja fruto de tantos outros , então que possam reconhecer esse material , e que essa jovem possa ter uma oportunidade a altura de sua pesquisa .

    ResponderExcluir
  6. Isa, é assim que todos chamam carinhosamente. Menina encantadora e que não desiste

    ResponderExcluir

Para acessar postagens mais antigas clique aqui

Para acessar postagens mais antigas clique aqui
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...