sexta-feira, 5 de junho de 2020

Câmara Municipal do Bonito reverencia o dia Mundial do Meio Ambiente

Hoje é o dia mundial que se comemora e reverencia o meio ambiente. Nosso município do Bonito é um dos mais privilegiados dentre os milhares existentes no País, pois tem uma geografia acidentada e que mantem uma rica biodiversidade de fauna e flora.

Bonito é um município que tem uma paisagem deslumbrante, com serras e cachoeiras que encantam a todas as pessoas. Em dezembro de 2017 aprovamos uma Emenda à Lei Orgânica do Município, seguindo a compreensão, do que é ainda entendida por poucos municípios no mundo, de que “O Município reconhece o direito da natureza de existir, prosperar e evoluir (...)”. Isso nos gera uma maior responsabilidade com os cuidados com o meio ambiente que vivemos.

Estamos vivendo essa pandemia do novo corona vírus, Covid-19, com graves consequências para a humanidade. Estamos todos nos cuidando, fazendo campanhas de conscientização e promovendo o trabalho de atendimento pela rede municipal e estadual de saúde as pessoas contaminadas.

A pandemia é um dos sinais da natureza agredida em suas diversas dimensões. Vamos cuidar do meio ambiente, cada um tem responsabilidade desde o seu lugar de moradia, de trabalho, evitando promover queimadas, separando o lixo (resíduo sólido) em casa ou no trabalho, plantando árvores, sendo solidário com o outro, promovendo a cultura de paz e consumindo e produzindo produtos orgânicos.

A Câmara reverencia e vai continuar firme na defesa da melhoria da legislação e sendo parceiro da administração municipal no sentido de garantir projetos e ações que ajudem a preservar os recursos naturais através de amplo processo de educação ambiental que passe pelas escolas e pelas associações e representações sindicais dos agricultores familiares, e por ações e projetos que sejam sustentáveis.

Hoje, com todos os cuidados e diante do que vive Bonito e o mundo com relação à Pandemia, reverenciamos a Natureza, da qual somos parte e devemos cuidar para garantir um melhor futuro para as novas gerações.

Diria como o grande ambientalista pernambucano J. Vasconcelos Sobrinho destacou alguns princípios do que ele chamou da “Ética Ecológica”: “A ética ecológica desenvolve-se como uma linha de conduta do homem em cada instante da vida e em cada circunstância. Complementa o mandamento cristão: amai-vos uns aos outros. Reflete-se na prática dos atos de proteção à biosfera como berço e refúgio da vida na Terra. (...) Revela-se nos cuidados especiais dados à árvore pública plantada em sua calçada. Revela-se ainda, na preocupação em evitar desperdícios: a torneira mal fechada, a luz acesa quando não se precisa mais dela (...)”.

Portanto cuidemos de nossa casa, de nosso município, cuidemos uns dos outros, para que possamos ter um ambiente mais saudável e belo de se viver e compartilhar com todos os seres de vida.

Bonito, 5 de junho de 2020.

José Marcos da Silva
Presidente

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Para acessar postagens mais antigas clique aqui

Para acessar postagens mais antigas clique aqui
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...