domingo, 14 de junho de 2020

Advogada Larissa Barbosa passa a assinar a coluna Direito & Cidadania

Gostaria de me apresentar aos leitores.

Me chamo Larissa Barbosa, tenho 28 anos, sou advogada e além da paixão pelo direito carrego uma paixão pela escrita. Em crônicas e outros textos, derramo meus pensamentos, inquietações e discussões. Minha paixão pela leitura e pelo papel e a caneta me fez aceitar o desafio de escrever para vocês nessa revista digital.

Em tempos pandêmicos, como o que vivenciamos, a informação se faz indiscutivelmente ainda mais necessária, de modo que é necessário disseminá-la de diversas formas, e, esta, é uma forma de garantir que você, que me lê, esteja onde estiver, receberá informações necessárias sobre seus direitos e,também, é claro, sobre seus deveres. Afinal, o primeiro só existe em razão do segundo. Não há como usufruir de direitos sem trazer junto a isso uma carrada de deveres a serem exercidos, é como querer usufruir do direito à liberdade sem precisar respeitar as leis da sociedade. E a junção dessas duas máximas é que formam a cidadania.

Juridicamente falando, o termo cidadania está ligado a condição de ser cidadão, ou seja, de estar em pleno gozo de seus direitos políticos. Porém, esse conceito é muito mais amplo. A Cidadania reposiciona o nosso papel de cidadão ativo, que não se limita apenas ao papel enquanto eleitor ou indivíduo de direitos, mas, sim, como questionadores, ativistas, pessoas que modificam o meio em que vivem, a sociedade.

É evidente que a cidadania necessariamente estará sempre em evolução, posto que é feita para os cidadãos, e eles, por sua vez, modificam seus costumes e culturas com o passar do tempo. Assim, fica claro que escrever ou dialogar sobre Direito e Cidadania, é, necessariamente, discutir sobre temas atuais do nosso cotidiano.

Aqui, a coluna chama-se Direito e Cidadania. Assim, quinzenalmente conversaremos sobre temas que envolvam o direito e a sociedade em diversos parâmetros, fazendo jus ao direito à informação garantido pela nossa Constituição Federal, trazendo reflexão sobre nosso papel enquanto sujeitos de direitos e deveres, mas, também, discutindo sobre questões jurídicas e informações importantes para garantia de direitos. Vamos juntos contribuir para um bom exercício da cidadania!

Larissa Barbosa (OAB/PE 40.003)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Para acessar postagens mais antigas clique aqui

Para acessar postagens mais antigas clique aqui
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...