sexta-feira, 22 de maio de 2020

Vereador Paulinho de Devá requere o tombamento da Pedra do Rodeador e criação da Semana do Movimento Sebastianista de Bonito

No ano em que completa os 200 anos do Massacre do Rodeador, e sabendo da importância desse fato histórico para o Brasil, o vereador Paulinho de Devá (PSB), apresentou um requerimento na reunião remota da Câmara de Vereadores de Bonito, solicitando o Tombamento da Pedra do Rodeador e seu entorno.

O requerimento do vereador foi direcionado a Assembléia Legislativa de Pernambuco - Alepe, através do deputado Clodoaldo Magalhães (PSB) e a Câmara Federal, através do deputado Gonzaga Patriota (PSB). Paulinho solicita a abertura de processo de Tombamento do entorno e da Pedra do Rodeador ao Sistema de Tombamento de Pernambuco, composto pela Secretaria de Cultura de Pernambuco - Secult, ao Conselho Estadual de Cultura de Pernambuco - CEC-PE e Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco - Fundarpe.

A solicitação do Edil também foi direcionada ao nível federal através do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional - Iphan, que responde pela preservação do patrimônio brasileiro. Além do tombamento, o vereador direcionou uma solicitação a Secretaria Municipal de Educaçao e Cultura, na pessoa da secretária Maria Elza, no intuito que seja criada a Semana do Movimento Sebastianista, entre os dias 20 e 26 de outubro de cada ano, em alusão ao movimento sebastianista ocorrido na Pedra do Rodeador e do massacre ocorrido em 1820 e que deixou centenas de pessoas mortas.

Para o vereador, a preservação histórica e cultural do movimento sebastianista é de suma importância, não só para o bonitenses, mas para todo brasileiro. Além da preservação histórica, o tombamento da Pedra e a criação da Semana do Movimento Sebastianista irá atrair turistas e automaticamente estará gerando renda e emprego para os bonitenses. O requerimento foi aprovado e será encaminhado para os parlamentares citados na matéria.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Para acessar postagens mais antigas clique aqui

Para acessar postagens mais antigas clique aqui
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...