quinta-feira, 19 de março de 2020

Dia de São José, o verdadeiro começo das festas juninas - Por Wagner Wilker

Quem nunca ouviu falar que o dia de São José é o dia de plantar milho? Essa história é típica do nosso nordeste, principalmente entre nossos agricultores. Pois bem, vamos falar um pouco sobre isso.

O ciclo do milho é de 3 meses, ou seja, há o transcurso do período de 3 meses entre seu plantio e a colheita. Reza a tradição nordestina que se chover até dia de São José (ou perto dele, como está acontecendo atualmente), o inverno no Nordeste será chuvoso, e a colheita do milho, em junho (ou seja, já nas festas juninas, onde a base das comidas típicas é o milho) será abundante.

É muito comum no nordeste você encontrar uma pessoa com o nome José, claro que em sua maioria vem da homenagem José, O Santo. José foi pai de Jesus Cristo e marido de Maria na tradição católica. Era um carpinteiro humilde e, justamente por isso, é considerado o protetor da Igreja Católica e padroeiro dos trabalhadores.

A simplicidade de José se remete a do homem do campo, e esta simplicidade é um dos principais aspectos pela devoção do nordestino ao Santo. A fé e a crença compactua com a esperança de um inverno chuvoso, que favoreça a lavoura.

Na minha infância, o dia de São José chegava bem antes, na véspera, dia 18, dia em que os devotos acendiam uma fogueira. A fogueira é tradição nos festejos juninos, não sabia exatamente porque na época, tomando conhecimento apenas na minha juventude.

O importante nessa história toda, independente da crença ou religião, é que todos nós torcemos para que a chuva chegue, o plantio aconteça e a colheita seja abundante. Como dizia o grande nordestino Luiz Gonzaga, na música São João dos Carneirinho: "

"Ai São João, São João do Carneirinho
Você é tão bonzinho
Fale com São José,
Fale lá com São José
Peça pra ele me ajudar
Peça pro meu milho dá 20 espiga em cada pé”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Para acessar postagens mais antigas clique aqui

Para acessar postagens mais antigas clique aqui
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...