quinta-feira, 19 de março de 2020

Coluna ZooPet - Os cães e gatos podem transmitir o novo coronavírus em humanos? - Por Dr. Rodolfo Godoy

Bem pessoal esta pergunta foi feita por diversas pessoas hoje o dia inteiro, achei melhor fazer um pequeno texto explicando os fatos.

Em janeiro de 2020, a Organização Mundial de Saúde (OMS) nomeou temporariamente o novo vírus como novo coronavírus de 2019 (2019-nCoV). No entanto, em 11 de fevereiro, ele foi definitivamente chamado de SARS-Cov-2 e a doença causada por esse vírus foi denominada "Doença do Coronavírus 2019" (abreviada como "COVID-19").

Enquanto mais casos da doença estão sendo relatados diariamente na China e em outros países como Brasil, a fonte exata do surto ainda não é conhecida. Atualmente, não há evidências sugerindo um hospedeiro animal específico como reservatório de vírus e outras investigações estão em andamento.

Cães e gatos podem ser afetados pelo coronavírus?

Lógico que sim como também outros animais (bovinos e até mesmo baleias). Ficando claro que os subtipos variam de espécie para espécie e, por isso, não é possível que um ser humano seja infectado caso o seu cão apresente coronavirose, ou seja, sem potencial zoonótico. Importante dizer que os subtipos que afetam os cães e gatos não são o mesmo responsável pelo coronavírus COVID-19, em humanos.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) está monitorando pesquisas sobre a relação entre animais de estimação e a Covid-19, doença causada pelo novo coronavírus. Há registro de um cachorro com um nível fraco de infecção em Hong Kong, mas o órgão diz que, até o momento, não há evidência de que pets possam ficar doentes ou transmitir o vírus. Já a OIE, relatou que o teste mostrou a presença de material genético do coronavírus, mas o animal não apresentava sinais clínicos da doença.

Agora, se o tutor pegar a doença (confirmado por laboratório), ele pode ficar na companhia do seu pet durante a quarentena? Isso não pode, pois a orientação atual é clara: pessoas infectadas pelo coronavírus devem ficar isoladas e adotar medidas para não transmitir a doença a seus familiares e colegas.

Em cães, já foram encontradas duas espécies de coronavírus: o entérico canino (CCoV) e o respiratório canino (CRCoV). Vale lembrar que a doença não costuma ser muito diagnosticada por médicos veterinários, uma vez que os pets que são infectados e se encontravam em um bom estado de saúde apresentam sinais brandos e tratáveis de diarréia para o primeiro caso do vírus e tosse ou espirro com secreção quando atingidos pelo CRCoV. Hoje temos vacina anual para cães constituindo uma boa forma de prevenção.

A infecção por coronavírus em gatos é causada pelo coronavírus felino (FCoV), que causa a Peritonite Infecciosa Felina, a PIF. A doença é encontrada em praticamente todo o mundo e, infelizmente, é bastante comum em abrigos e gatis.

Mesmo para humanos saudáveis, as autoridades de saúde recomendam medidas básicas de higiene ao manusear e cuidar de animais - em todas as situações, não só durante a pandemia de coronavírus. Inclui procedimentos: lavar as mãos antes e depois de tocar nos animais, alimentos, suas fezes ou urina. Além disso, o tutor deve evitar beijar, lamber ou compartilhar alimentos com seus pets.

Se meu animal de estimação esteve em contato com alguém doente com COVID-19, ele pode transmitir a doença para outras pessoas?

Embora ainda não tenhamos certeza, existem evidências limitadas de que animais de estimação possam ser infectados ou transmitir o SARS-Cov-2. Também não existem evidências de que eles possam adoecer por uma infecção com este novo coronavírus. Além disso, atualmente não há evidências de que animais de estimação possa ser uma fonte de infecção para as pessoas. Esta é uma situação em rápida evolução e as informações serão atualizadas à medida que estiverem disponíveis.



Fonte de pesquisa: Comitês Científicos e de Saúde Única da WSAVA (Associação Mundial de Clínicos Veterinários de Pequenos Animais)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Para acessar postagens mais antigas clique aqui

Para acessar postagens mais antigas clique aqui
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...