sexta-feira, 15 de novembro de 2019

Décadas depois, a transformação - Por Wagner Wilker

Se formos pela data da aquisição do terreno para construção do Hospital São Vicente (Atual Hospital Regional Dr. Alberto d'Oliveira) podemos dizer que há quase 100 anos a comunidade que fica no entorno do hospital passou por várias mudanças.

Ao longo de décadas, casas foram construídas, calçamentos foram feitos e a sociedade viveu vários momentos distintos. A cidade foi crescendo e a transformação urbanística também.

Diminuindo esse tempo, podemos dizer que aproximadamente cinco décadas foi o tempo que os moradores da Rua São Vicente esperaram para receber a dignidade que eles sempre mereceram. Uma comunidade, composta na sua maioria por pessoas de baixa renda, parte delas morando nas casas cedidas pela Sociedade São Vicente de Paulo, morando numa área central e totalmente degradada. 

Durante anos, a comunidade conviveu com um terreno baldio, cheio de lixo e entulhos (colocado por parte da própria comunidade) e que, apesar de ficar por trás do hospital, era, na maioria das gestões, esquecida.

A primeira melhoria no local foi a construção do calçamento, no início dos anos 2000. Este, deu uma valorização no local, que serviu para encurtar o caminho de quem precisava ir até a Sede Social da Maguary e até a Escola Estadual Pe. José Augusto. Essa melhoria fez o local ser mais movimentado, servindo como um alento para os moradores.

Hoje, no décimo primeiro e antepenúltimo mês do ano de 2019, podemos dizer que de fato, a comunidade da Rua São Vicente finalmente viverá tudo que de fato e de direito era pra ter sido feito há anos. Visualmente podemos dizer que é uma obras simples, mas, muito significante para quem por anos esperava esse momento.

Pode-se dizer que a atual gestão municipal fez de fato história, como se fala em seu slogan, marcando de vez seu nome nos anais da história desta comunidade. Parabéns a todos os envolvidos, que usou da sensibilidade para transformar a vida desses moradores que agora terão seu espaço de lazer.

Cabe agora a comunidade, zelar por todo esforço feito por aqueles que dia e noite, se desdobraram para a realização desta obra. Desde o chefe do poder executivo, quanto aos secretários de obras que deram sua contribuição, mas, em especial, a todos aqueles trabalhadores que se dedicaram a esta maravilhosa obra.

P.S. A obra será inaugurada de forma oficial no dia 6 de dezembro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Para acessar postagens mais antigas clique aqui

Para acessar postagens mais antigas clique aqui
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...