Publicidade

domingo, 8 de setembro de 2019

Pedido feito ao Poder Executivo pelo vereador Dr. Edmilson pode tirar animais das ruas de Bonito

O Vereador Dr. Edmilson Henauth (PSB), fez um pedido ao poder executivo municipal, para que seja criado no município, o Centro de Bem Estar Animal (CEBEA). Para o vereador, o número de animais soltos nas ruas de Bonito é preocupante, e que estes precisam de cuidados.

"Por mais que nosso município possua leis que assegurem a segurança dos nossos animais, muitos deles ainda se encontram em condição de rua. Andando pelas ruas, avenidas, estradas e demais vias de Bonito, uma cena se mostra comum, independente do bairro: animais de pequeno porte, em especial cães e gatos, circulam livremente. Sem donos, eles vagam dia e noite pela cidade à procura de água, comida ou, simplesmente, de alguém que lhes dê um pouco de atenção. Esse cenário, além de doloroso para os bichinhos, representa um grave problema de saúde pública para o município", disse Dr. Edmilson.

Os riscos envolvem as zoonoses, acidentes, tanto envolvendo veículos e motocicletas, quanto os acidentes causados diretamente pelos animais, mordeduras e demais agravos. Os ricos, também, existem para os animais.

O crescimento populacional desordenado e a ausência de bem-estar, haja vista as condições as quais são submetidos, como fome, sede, maus tratos, enfim, são relacionados propriamente aos animais. Dados recentes da Organização Mundial de Saúde (OMS) apontam que o Brasil contabiliza mais de 30 milhões de animais abandonados, sendo mais da metade deles, cachorros. Ainda segundo a OMS, em algumas cidades do interior do país, estima-se que cerca de ¼ da população dos animais vivam nas ruas, como é o caso de Bonito.

No requerimento apresentado por Dr. Edmilson foi apresentado 11 itens sobre o funcionamento do Centro, que seria subordinado à Secretaria de Meio Ambiente, Sustentabilidade e Desenvolvimento Rural. A solicitação do parlamentar foi aprovado por unanimidade e será encaminhado ao poder executivo. Para o vereador, a criação do CEBEA será um marco nas questão de proteção dos animais no município.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Para acessar postagens mais antigas clique aqui

Para acessar postagens mais antigas clique aqui
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...