segunda-feira, 15 de julho de 2019

Politeia | Os Bastidores da Política de Bonito

AS CONQUISTAS DE GUSTAVO - A semana foi de conquistas para o município de Bonito. A primeira conquista veio através do Prefeito Gustavo Adolfo (PSB), que usou as redes sociais para divulgar a inclusão do município no Programa Propriedade Legal, lançada pelo Governador de Pernambuco, Paulo Câmara (PSB). A iniciativa visa emitir mais de 65 mil títulos de propriedade para habitações urbanas e rurais em todo o Estado. Serão beneficiadas mais de 270 mil pessoas em 100 municípios pernambucanos, abrangendo todas as 12 regiões de desenvolvimento. O objetivo é evitar conflitos pela posse do imóvel e da terra.

AS CONQUISTAS DE GUSTAVO II - Ainda no início da semana o prefeito também anunciou uma grande conquista para Bonito, o prédio do antigo Fórum Juiz de Direito Plácido de Souza, localizado no Bairro do Salgado. A decisão veio após uma reunião no Tribunal de Justiça de Pernambuco, e que contou com a presença do prefeito Gustavo Adolfo (PSB) e do deputado estadual Clodoaldo Magalhães (PSB). O prefeito ainda não informou como utilizará o prédio que conta com um amplo terreno no seu entorno.

A CONQUISTA DE PEDRO E ROGACIANO - A terceira conquista para o município de Bonito veio através do intermédio de dois parlamentares municipais, os vereadores Pedro do Rodeador (SD) e Rogaciano Silva (PRTB). Os vereadores encaminharam ao deputado federal Pastor Eurico (Patriotas), uma solicitação de emenda parlamentar. O deputado resolveu atender o pedido de Pedro e Rogaciano e destinará uma Emenda de Relatoria - Incremento Saúde no valor de R$ 250 mil para suprir as despesas de custeio nas áreas de saúde básica a serem aplicadas no município.

AS CONQUISTAS DE CLODOALDO - Já se passaram 13 anos desde que o deputado Clodoaldo Magalhães (PSB) recebeu os primeiros votos dos bonitenses. De lá pra cá, o deputado se tornou majoritário no município. Os agradecimentos ao povo pela confiança vem em forma de conquistas que beneficiam a cidade. As conquistas mais recentes são ligadas as áreas da justiça. A primeira veio com a inclusão de Bonito na lista de municípios que receberam a construção de um novo Fórum. Após esse presente para os bonitenses, veio então mais uma grande conquista, a posse definitiva do antigo prédio do Fórum Juiz de Direito Plácido de Souza, que ficará agora com o município de Bonito.

PARTICIPAÇÃO - O presidente da Câmara de Vereadores do Bonito, Marquinhos da Garagem (PSB), participou do Seminário dos Municípios Pernambucanos, realizado pela Associação Municipalista de Pernambuco - AMUPE, que aconteceu no Centro de Convenções de Pernambuco, em Olinda. Marquinhos falou que as trocas de conhecimentos que acontecem nas mesas de debates fortalece nossa luta por um município cada vez mais forte e voltado para o desenvolvimento de políticas públicas para nossos munícipes", falou Marquinhos.

FORTALECIMENTO - Apresentar requerimentos na Câmara de Vereadores não quer dizer que a solicitação será aceita pelo destinatário, principalmente quando o município dispões de poucos recursos, e principalmente quando este é apresentado por vereadores de oposição. Quando se fala em requerimentos atendidos, destacam-se então os pedidos apresentados pelo vereador Pastor Rogaciano (PRTB). Recentemente o vereador teve cerca de oito requerimentos atendidos pelo prefeito Gustavo Adolfo (PSB), a maioria em relação a calçamentos. Se a população das localidades atendidas pelo trabalho do vereador entender que o mesmo mereça um voto de confiança, pode se dar como certa a sua reeleição.

EX-ALIADOS - Uma das coisas que mais acontecem na política é o rompimento entre eleitor, correligionários e candidatos, principalmente após o candidato ser eleito. Na sua maioria o não cumprimento de promessas, ou divergências em ideologias fazem com que o rompimento seja certo. Como exemplo podemos citar o rompimento político entre os vereador Júnior do Gado e o jovem Jhones Rufino. Jhones participou da equipe de campanha de Júnior do Gado, que deu ao vereador a expressiva votação de mais de 1.600 votos. Depois da separação Jhones ingressou para a oposição, e foi marchar ao lado do ex-vereador Ronaldo do Inhame. Nas eleições de 2018 Rufino mostrou habilidade a frente da equipe jovem que trabalhou para Eriberto Medeiros (PP) e Ricardo Teobaldo (PTN). Se manter o objetivo de ser candidato em 2020, Jhones Rufino poderá herdar votos de Júnior do Gado, seu antigo aliado.

REPRESENTAÇÃO NO CAMPO - Quem deverá busca uma das cadeiras da Câmara Municipal em 2020 para representar o agricultor bonitense é Valdemir Anastácio, presidente do Sintraf/Bonito - Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras na Agricultura Familiar de Bonito. Valdemir vem desenvolvendo um trabalho em prol da agricultura familiar e tem ganhado destaque entre os associados. Com a pouca representatividade no legislativo municipal, nomes como o de Valdemir pode ser uma surpresa no pleito do próximo ano.

LEGISLATIVO EM FOCO - Em agosto a Câmara de Vereadores do Bonito voltará do recesso com funcionalidade normalizada, com isso, as reuniões ordinárias serão realizadas normalmente todas às quintas-feiras ou em dias a serem acordados pelos próprios legisladores municipais. Com o fim do recesso, estará de volta o programa Legislativo em Foco, da TV Bonito. Desta forma, os munícipes poderão acompanhar através da internet o que rolou em cada reunião.

AS CURTINHAS...

Qual será o vereador que um dia apresentará um projeto de lei acabando com o recesso no meio do ano. Para grande maioria do eleitorado, é desnecessário dois recessos por ano para os vereadores.

A oposição de Bonito foi batizada por um ex-correligionário de "Oposição Lombardi", todos sabem que existe, mas ninguém ver. Se o próprio eleitorado não sabe o que seus representantes andam fazendo, imagina os meios de comunicação que ficam sem saber o que publicar.

Já passou da hora do município incrementar o calendário de eventos criando algum tipo de festival entre julho e agosto. O período de férias traz muito turista pra Bonito que terminam ficando sem ter uma opção além das cachoeiras e teleférico.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Para acessar postagens mais antigas clique aqui

Para acessar postagens mais antigas clique aqui
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...