segunda-feira, 22 de julho de 2019

Momento FitoCasulo - Psicoterapia Infantil

A infância é uma fase repleta de descobertas, transformações, fantasias e criatividade. Nesta fase, acontecem os primeiros afetos, que deverão conduzir, acolher e encorajar a criança para a vida. A psicoterapia infantil tem por objetivo atentar-se para a saúde mental da mesma, possibilitando o autoconhecimento, de modo a expressar por meio da fala e ouvidos bem abertos e disponíveis para o pequeno, a expressão através do brincar dentro do setting terapêutico.

A forma como a criança brinca demonstra a sua maneira de pensar e estar no mundo. A partir da brincadeira, as crianças podem desenvolver muitas capacidades importantes, tais como a atenção, imitação, memória e a imaginação, entretanto, é crucial que haja variedade e riqueza nas experiências que lhes são proporcionadas, dando espaço para elaboração de seus medos, angústias e fantasias, transformando-as para um melhor enfrentamento destas no meio externo.

Existem sinais emitidos pela criança que podem ajudar os pais a identificarem a necessidade de uma ajuda profissional, tais como: Mudanças repentinas e persistentes em seu comportamento, agressividade, isolamento, medos abruptos, insônia, impulsividade, prejuízos nos relacionamentos, defasagem no rendimento escolar, características ansiosas, entre outros.

É de extrema importância e necessidade a participação e clareza dos pais nesse processo, para que haja maior compreensão da trajetória e demanda, com o objetivo de entender e avaliar o “lugar” desta criança na família e espaços sociais, para que seja traçado o melhor caminho terapêutico.

É fundamental que os mesmos viabilizem, se envolvam e acreditem na psicoterapia, além de, sobretudo acreditar na capacidade do seu filho em superar as dificuldades. “É brincando e somente brincando que o indivíduo, criança ou adulto. É capaz de ser criativo e usar completamente sua personalidade.” -Winnicott


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Para acessar postagens mais antigas clique aqui

Para acessar postagens mais antigas clique aqui
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...