Publicidade

segunda-feira, 10 de junho de 2019

Momento FitoCasulo - Psicanálise: uma cura pelo amor

Como a psicanálise trata, cura, e entende o sujeito?

É importante destacar que a psicanálise é um método teórico e metodológico, bastante complexo. Sua teoria, método e técnica fazem possível o desvelamento e acesso a questões até então não compreendidas, marcações psíquicas em um nível abaixo do que cada um de nós pensamos sobre nós e sobre nossas relações humanas.

O inconsciente é uma instância psíquica que não temos controle e nem conseguimos acessar conscientemente, entretanto de grande importância para o desenvolvimento de um modo geral, e caso não cuidado adequadamente pode ser a causa de muitos processos de adoecimento.

Iniciar um processo de análise e se enveredar pelo caminho do inconsciente, das relações e desejos humanos não é algo simples, tampouco mágico, mas pode promover mudanças verdadeiras e duradouras se for executada de modo adequado e com real disponibilidade de todas as partes envolvidas.

É um processo pautado em uma relação humana, extraindo sua máxima potencialidade. Seja por conta de uma crise, em caráter de prevenção ou investimento pessoal, a análise é um método terapêutico que auxilia o sujeito a elaborar suas dores e angústias, mesmo as camufladas por certas camadas de medo, desesperança, culpa e dúvidas.

O intuito é libertar, promover saúde e possibilitar a cada pessoa uma reapropiação de sua própria história a partir de um novo e diferente contato com essa história.

Já dizia Sigmund Freud: " A psicanálise é, em essência, uma cura pelo amor".

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Para acessar postagens mais antigas clique aqui

Para acessar postagens mais antigas clique aqui
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...