Publicidade

segunda-feira, 20 de maio de 2019

Politeia | Os Bastidores da Política de Bonito

NOVO FÓRUM - Bonito foi palco da inauguração de mais uma grande obra, o novo Fórum Juiz de Direito Plácido de Souza. O novo prédio tem 2,1 mil metros quadrados de área construída, num terreno de 5,9 mil metros quadrados, doado pela Prefeitura. A estrutura do antigo fórum possuía 250 metros quadrados de área construída. A obra, iniciada em outubro de 2017, foi projetada privilegiando a iluminação e a ventilação natural dos ambientes. A comarca possui atualmente uma Vara Única, onde tramitam cerca de 5,8 mil processos que serão distribuídos entre as unidades judiciárias instaladas. A equipe que atua na unidade é formada por cinco servidores e um magistrado. Atualmente, o diretor do Fórum é o juiz Valdelício Francisco da Silva. Em relação à acessibilidade, o edifício possui rampa para cadeirantes e pessoas com mobilidade reduzida, tendo a rampa e a escada sinalização tátil para pessoas com deficiência, além de banheiros com instalações adaptadas.

A LUTA DE CLODOALDO -Após 36 meses de muita luta, finalmente o município de Bonito recebeu o novo Fórum. Diversas pessoas foram protagonistas desta conquista, porém, há de se destacar a luta incansável do deputado Clodoaldo Magalhães (PSB). Majoritário em Bonito por quatro pleitos eleitorais seguidos, o deputado sempre esteve à frente das principais conquistas do município. Clodoaldo conseguiu, ainda na gestão do ex-prefeito Ruy Barbosa, a regulamentação do terreno junto ao TJPE para a construção do novo Fórum. A luta de Clodoaldo Magalhães junto ao ex-presidente do Tribunal de Justiça de Pernambuco, o desembargador Dr. Leopoldo Raposo, resultou na conquista dos recursos necessários para a construção do Fórum. Foram mais de R$ 5 milhões investidos para a comodidade da população, dos magistrados e servidores A conquista do Fórum reforça o elo entre o parlamentar e os bonitenses que receberam este presente de aniversário nos 186 anos de emancipação política de Bonito.

AS LUTAS DE RUY E GUSTAVO - É de conhecimento de todos as grandes conquistas na gestão do ex-prefeito Ruy Barbosa. Escola Técnica Estadual, Teleférico, Unidade de Pronto Atendimento - UPA Tipo II, a renovação da frota municipal, construção de escola, dentre outras. Algumas dessas importantes conquistas no município não foram possíveis serem concretizadas em sua gestão, porém, ter feito a sucessão lhe garantiu ao menos a possibilidade de concluir o que ficou parado. O prefeito Gustavo Adolfo, desde o início de seu mandato tem buscado concluir todas essas obras. Algumas delas estão, inclusive, com problemas por conta de distratos entre o poder executivo e as empresas que não cumpriram com o contrato, sendo assim a prefeitura obrigada realizar nova licitação para dar continuidade nas obras. Aos poucos, o prefeito vai conquistando destravar essas as obras e já se programando para inaugurações que deverão acontecer em breve em quase todas as partes do município.

O PROTAGONISMO DE MARQUINHOS - Desde que assumiu a presidência da Casa Leônidas Vila Nova, o vereador Marquinhos da Garagem (PSB), vem buscando fazer um trabalho diferenciado, principalmente no quesito aproximação. Durante seus discursos, o vereador cobra uma participação maior da população nas reuniões da Câmara. Assim, fica mais fácil entender de perto o trabalho de cada vereador daquela egrégia casa legislativa. Em uma de suas ações, Marquinhos realizou a entrega coletiva de Moções de Congratulações, entregue a mais de 10 pessoas e empresas que tiveram sua prestação de serviço reconhecida através de requerimentos dos pares da Câmara. De fato, a entrega do Voto de Aplauso pessoalmente em um evento igual ao que aconteceu esta semana, valoriza cada vez mais o bonitense. Antigamente, quando alguém recebia um voto de aplauso na Câmara, recebia tempos depois o seu certificado em casa, e há, até hoje, quem nunca recebeu o seu voto, nem em casa, muito menos no plenário. Esta atitude de Marquinhos é louvável e digno de reconhecimento.

APOIO AO AGRICULTOR - O vereador Ítalo Damasceno (PSB), teve um Projeto de Lei aprovado pelos pares da Casa Leônidas Vila Nova, que dispõe sobre a participação de produtores rurais e de orgânicos do município em eventos organizados, patrocinados ou apoiados pelo poder executivo municipal. Com a aprovação da Lei, fica assegurado a participação dos produtores em eventos com o objetivo de incentivar cada vez mais a qualificação da produção de orgânicos, valorizando a produção e comercialização local. O produtor ou organizador do evento deverá disponibilizar um espaço físico visível e bem localizado para a instalação da infraestrutura necessária à comercialização dos produtos. A participação fica dispensada quando não houver a comercialização de produtos alimentícios no evento ou quando o público alvo não for compatível com as atividades relacionadas aos produtores rurais e orgânicos.

NOVA ADESÃO - Faltando 16 meses para o pleito eleitoral no município, se dá início a luta para conquistar novos aliados para os grupos políticos em Bonito. Essas adesões começam a surgir em ambos os grupo. Esta semana quem saiu na frente foi o prefeito Gustavo Adolfo que conseguiu a adesão de um importante nome da região de Guaretama, Mano Faustino. Mano é presidente da Associação dos Produtores Rurais de Guaretama e tem grande força na comunidade e adjacências. Essa adesão foi concretizada em uma reunião na comunidade, que contou com a participação do secretário de Meio Ambiente, Sustentabilidade e Desenvolvimento Rural do município, José Pinheiro de Andrade, como também, do presidente da Câmara dos Vereadores de Bonito, Marquinhos da Garagem. Marquinhos, inclusive, pode ter sido o articulador desta nova conquista para o grupo, tendo em vista que o vereador sempre participa de reuniões em associações rurais, dentre elas, a de Guaretama.

AUTORIDADES PRESENTES I - A inauguração do novo Fórum de Bonito contou com a visita de diversas autoridades, dentre elas estavam os prefeitos das cidades de São Joaquim do Monte, Joãozinho Tenório e de Barra de Guabiraba, Wilson Madeiro. Joãozinho sempre marca presença nos eventos de grande porte realizado no município, em sua maioria, inauguração de obras conquistadas em parceria entre a prefeitura de Bonito e o Governo do Estado de Pernambuco. O prefeito de São Joaquim vem com grandes chances de fazer o seu sucessor no próximo ano. Tem desenvolvido um bom trabalho à frente da Terra da Romaria. Já Wilson Madeiros vem enfrentando algumas dificuldades no município, e terá uma grande batalha pela frente na eleição do próximo ano. Uma das grandes dificuldades enfrentada pelo gestor de Barra está na redução do Fundo de Participação dos Municípios, que vem dificultando o trabalho de vários prefeitos pelo Brasil a fora.

AUTORIDADES PRESENTES II -Quem também marcou presença na inauguração do Fórum de Bonito foram os deputados federal Gonzaga Patriota (PSB) e estadual Clodoaldo Magalhães (PSB ), este, inclusive, foi o responsável por esta grande conquista para o município. Gonzaga adotou Bonito e desde o início de sua parceria com o grupo de situação vem destinando emendas parlamentares para a realização de obras no município. Sua dedicação lhe rendeu o apelido de “Gonzaga de Bonito”. Clodoaldo, que já está há mais de 16 anos recebendo os votos dos bonitenses, é protagonista em diversas conquistas do poder executivo para o município. Sempre resolvendo a parte burocrática, e aproveitando claro, de sua posição na Alepe, o deputado vem buscando cada vez reforçar sua participação no município. De fato, Gonzaga Patriota e Clodoaldo Magalhães já são os deputados mais presentes já registrado na história política de Bonito, e ao que tudo indica, essa presença deverá ser ampliada.

AUTORIDADES PRESENTES III - Além dos políticos, outras autoridades marcaram presença na inauguração do Fórum Juiz de Direito Plácido de Souza, dentre elas estavam o ex-presidente do tribunal de Justiça de Pernambuco, Desembargador Leopoldo Raposo, e o atual presidente do TJPE, Desembargador Adalberto de Oliveira Melo. Também estiveram presentes diversos advogados de Bonito e toda região, dentre eles o Dr. Fernando Júnior, Presidente da Ordem dos Advogados do Brasil - OAB-PE, Subseção Caruaru. Na ocasião Dr. Fernando Júnior acompanhado de vários colegas advogados inauguraram a Sala destinada a OAB. Outras autoridades presentes no evento de inauguração foram o juiz corregedor-auxiliar do TJPE, Paulo Victor Vasconcelos, representando o corregedor-geral de Pernambuco, desembargador Fernando Cerqueira, o ex-prefeito de Bonito, Ruy Barbosa e as filhas do juiz de Direito Plácido de Souza, que deu nome ao Fórum, Irmã Emanuela e Gorete de Souza.

AS CURTINHAS...

A configuração de algumas siglas estão dando dor de cabeça aos seus representantes. A falta de experiência de alguns tem dificultado as adesões, e pelo visto, não mudará logo.

Teve vereador espalhando notícias falsas contra o próprio colega de bancada, tentando jogar a opinião pública contra o colega, não sabe o vereador que em breve o seu nome é que estará na boca do povo.

Pelo andar da carruagem a secretaria de obras deverá ter entre o seu quadro de funcionários, três pré-candidatos a vereador, se isso proceder, teremos uma boa disputa interna, esperando-se que isso não venha a prejudicar os trabalhos na referida secretaria.

Com essa nova conjuntura política que está se instalando, chegar a mil votos na próxima eleição será o grande desfio para os campeões de votos. 



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Para acessar postagens mais antigas clique aqui

Para acessar postagens mais antigas clique aqui
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...