Publicidade

domingo, 19 de maio de 2019

2ª edição da revista do Instituto Serra do Rodeadouro será lançada na próxima semana

O Instituto Serra do Rodeador (ISR) promoverá, no dia 25 de maio, às 19h na Câmara Municipal, o lançamento da segunda edição de sua revista cujo tema é o primeiro movimento sebastianista do Brasil, ocorrido em 1820 em Bonito-PE.

O referido movimento tinha como fundamento a esperança do retorno do rei lusitano Dom Sebastião, morto em 1578, numa batalha em Marrocos. O ISR é uma entidade de caráter privado sem fins lucrativos cujo objetivo é promover o resgate do movimento sebastianista do Rodeador, lembrado pelo imperador Dom Pedro I na célebre frase, "Recordai-vos, pernambucanos, das fogueiras de Bonito". Nesta segunda edição da revista será abordado um enfoque acerca do caráter social do movimento do Rodeador, cujo fim trágico ocorreu na madrugada de 25 de outubro de 1820.

Na ocasião, além da distribuição gratuita de exemplares da revista e de breve apresentação do movimento sebastianista, será apresentado o logotipo que marca o início do Bicentenário do Massacre do Rodeador.

Também será proferida uma palestra pelo historiador da UNICAP, Flávio Cabral, acerca dos movimentos nacionais contestatórios que tiveram Bonito como palco; na ocasião, o pesquisador também falará dos preparativos para publicação da segunda edição do livro sobre Bonito. Por fim será apresentado o projeto de exposição acerca do tema sebastianista, previsto para outubro, cuja captação de recursos já foi aprovada pela Lei Federal de Incentivo à Cultura.

O ISR promove o resgate do movimento sebastianista e da história e cultura bonitenses através da publicação da revista e da promoção de artistas plásticos, pesquisadores acadêmicos e literatos com o intuito de divulgar e preservar acontecimentos históricos locais de importância nacional.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Para acessar postagens mais antigas clique aqui

Para acessar postagens mais antigas clique aqui
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...