No início deste ano, a região enfrentava uma das maiores estiagens dos últimos 60 anos. Os reservatórios de água que abastecem os municípios do Agreste começaram a entrar em colapso por falta de chuvas.
A Barragem do Prata, localizada na Zona Rural de Bonito, Agreste de Pernambuco, é responsável pelo abastecimento de água de cidades como Caruaru, Agrestina, Ibirajuba, Altinho, Cachoeirinha é Santa Cruz do Capibaribe, e chegou a ficar com apenas 10% de sua capacidade.
O racionamento foi a solução encontrada para o abastecimento de água nessas cidades. Em Caruaru, por exemplo, a cidade chegou a ficar com um rodízio de 15 dias sem água para 3 com água.
A situação ficou preocupante para os quase 800 mil moradores das cidades beneficiadas com a água do Prata.
No mês de maio, a região começou a receber algumas pancadas de chuvas, até que nos dias 27 e 28 uma forte chuva atingiu o Agreste e a Zona da Mata, o que fez o reservatório do Prata acumular mais de 70% de sua capacidade.
Desde então, chuvas vem caindo corriqueiramente na região, o que vinha aumentando o nível do reservatório, até que, na madrugada desta quarta-feira (05), a Barragem do Prata Verteu, para a alegria dos moradores do Agreste pernambucano.
Vídeo: JC Online
Nenhum comentário:
Postar um comentário